quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sustentabilidade no setor Moveleiro

Sustentabilidade é um termo cada vez mais priorizado na sociedade. Inúmeros projetos que visam à conscientização são lançados ano a ano, o que tem feito com que não somente as pessoas, mais também as indústrias se preocupem mais com o meio ambiente, e demonstrem isso através de atitudes sustentáveis, como redução do consumo de água, menor emissão de poluentes, reciclagem de papel, entre muitas outras.

Com bom gosto e a natureza agradece.

Exemplo de móvel que fabricando reutilizando Pallets que são utilizados e dispensados pela indústria
E com o setor moveleiro não é diferente. Existem atualmente tipos de móveis que são fabricados com o objetivo de promover ainda mais a preservação do meio ambiente, os chamados “móveis sustentáveis”. Esses móveis geralmente são produzidos com madeiras de demolição, utilizadas anteriormente em outros objetos ou instalações, e que estão em perfeitas condições para reaproveitamento. Há algumas situações que também há a prática de redesenho e recuperação desses mesmos móveis, na qual é possível melhorá-los. Entretanto, nem sempre os móveis ofertados aos consumidores como móveis sustentáveis realmente o são, por isso é preciso estar atento a algumas dicas, que são as características principais dos móveis sustentáveis, entre elas: presença de lascas, furos de pregos, ou outras características que sugiram que a madeira da qual o móvel foi fabricado já foi utilizada.

Entre exemplos de móveis sustentáveis mais comercializados estão: mesas, cadeiras, bancos, poltronas, racks, sofás, armários, camas, estantes, cômodas, prateleiras e escrivaninhas

Outra opção interessante, e que também pode ser considerada na hora de adquirir móveis sustentáveis é o MDF, um material composto por fibras de média densidade, cujas placas são totalmente provenientes de reflorestamento, o que diminui a necessidade do desmatamento. Esse material é altamente resistente, e sua utilização proporciona excelentes acabamentos em móveis e outros objetos, tanto industriais quanto convencionais, que podem ser pintados, lixados, cortados e pregados.









Nenhum comentário:

Postar um comentário