segunda-feira, 19 de julho de 2010

A praga dos pesticidas - sua saúde vale muito.

-->

Pessoal, um texto muito bom enviado por uma amiga, é parte de um capítulo do Spiritual Nutrition.

Vamos apoiar essa causa.


A Praga dos Pesticidas



Vocês acham que algo que precise de tantas precauções pode fazer bem para a saúde ???


Atualmente mais de 20% dos pesticidas registrados nos Estados Unidos estão relacionados ao câncer, defeitos de nascimento, danos de desenvolvimento e também do sistema nervoso central.


Vamos compreender que os pesticidas foram feitos para matar criaturas vivas, e nós, seres humanos, somos criaturas vivas. O movimento da agricultura orgânica é um dos elementos mais importantes que temos para começar a retificar a destruição dos nossos solos, a taxa muito alta de câncer em crianças e adultos e o envenenamento literal do planeta. As únicas pessoas que se beneficiam dessa poluição são as corporações, que lucram diretamente da venda de produtos químicos, e indiretamente do sofrimento dos outros.


Algumas pesquisas mostraram que quando crianças são postas em uma dieta orgânica, há um índice de cura de 50% da hiperatividade, sem fazer mais nada. Isso não é surpreendente, pois a maioria dos pesticidas e herbicidas são neurotoxinas, e os sistemas nervosos em desenvolvimento são mais vulneráveis aos venenosque afetam o sistema nervoso e cerebral. Mais de 12.000 crianças nos Estados Unidos são diagnosticadas com câncer todos os anos. O câncer é hoje a segunda causa principal de morte, depois do suicídio, em crianças abaixo dos 15 anos. Não se ouvia falar de índices elevados de câncer em crianças antes da era dos pesticidas, herbicidas e alimentos geneticamente modificados.

Um dos efeitos mais significantes de uma dieta vegana orgânica é o seu incrível benefício à saúde e o fato de parar o envenenamento crônico devido à ingestão de pesticidas. A não ser que comamos vegetais e frutas orgânicas, estamos continuamente expostos aos pesticidas. Um dos mais importantes efeitos patológicos destas toxinas, além de incitar o câncer, são os níveis variantes de neurotoxicidade do cérebro e do resto do sistema nervoso. Estes têm sintomas mais sutis, assim como o enfraquecimento do funcionamento e da claridade mental, concentração fraca e, o autor acredita, hiperatividade e Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA). Algumas pesquisas recentes têm associado um índice mais elevado da doença de Parkinson, uma doença do sistema nervoso, àquelas pessoas que têm um histórico de exposição a pesticidas mais elevado, portanto, temos realmente uma evidência muito sugestiva de que o uso de pesticidas e herbicidas realmente afeta nossas funções mentais e a fisiologia cerebral, incluído o aumento de incidência de Parkinson. Isso não é exatamente uma surpresa quando você percebe que os pesticidas são estruturados da mesma forma que as neurotoxinas. Será que nos surpreende pensar que somos biologicamente similares às pestes que estamos tentando eliminar? Nossos sistemas nervosos são mais sofisticados e podem levar mais tempo para envenenarem-se, mas ainda assim o mesmo acontece.

Os cientistas podem fingir e discernir níveis “seguros” para um produto químico específico, mas de fato não há níveis “seguros”. Certas categorias de produtos químicos perigosos, como aqueles que causam câncer e rompem o sistema nervoso e a função hormonal, precisam ser imediatamente descontinuados se quisermos sobreviver como uma espécie.

A observação incrível é que os pesticidas não alcançam o seu propósito designado, no entanto, nós ainda estamos dispostos a arriscar nossas vidas para usá-los. O Dr. David Pimentel, da Universidade Cornell, um entomologista e um dos principais especialistas em agricultura do mundo, estima que mais de 500 espécies de insetos sejam atualmente resistentes a pesticidas. Não é por acaso que o número de plantações destruídas por insetos quase dobrou durante os últimos 40 anos, apesar do aumento de quase 10 vezes na quantidade da toxicidade dos inseticidas.


Mesmo na relação custo-benefício versus saúde, o uso de pesticidas fica no lado negativo das contas. De acordo com o Dr. Pimentel, os pesticidas custam para a nação 8 bilhões de dólares anualmente em gastos de saúde pública, isso sem mencionar as perdas imensuráveis em descontaminação da água, do solo, a morte dos peixes, pássaros e animais domésticos.

Em resumo, os pesticidas podem afetar todos os organismos vivos. Os humanos não são exceção. Os efeitos mais prejudiciais dos pesticidas, herbicidas e fungicidas incluem: câncer, distúrbios do sistema nervoso, defeitos de nascença, alterações do ADN; problemas de fígado, rins, pulmões e sistema reprodutor; e uma ruptura geral dos ciclos ecológicos no planeta. O uso de pesticidas é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O uso de pesticidas não apenas leva a doenças, mas diretamente destrói a força vital do solo. Ele reflete uma consciência que está completamente fora de contato com as leis da Natureza.






Proteção Contra a Quimicalização do Alimento









Nós temos o poder de nos recusarmos a consumir o que é prejudicial para a nossa saúde e para o planeta. Como há muito pouco real controle e monitoramento pelo Governo dos Estados Unidos ou pelas Indústrias Químicas, a responsabilidade pela nossa saúde está conosco, como sempre esteve. Vamos colocar o nosso dinheiro onde as nossas bocas estão. Compre produtos orgânicos sempre que possível.


Comprando produtos orgânicos não apenas ajudamos a evitar o envenenamento por pesticidas, mas também apoiamos os fazendeiros orgânicos que estão reconstruindo o solo. Quanto mais fazendeiros orgânicos existirem, mais barato pagaremos pelos produtos orgânicos. De acordo com um estudo da Universidade Tufts, os produtos orgânicos têm aproximadamente 88% a mais de nutrientes do que os hortifrutis plantados comercialmente. Outro estudo sugere que os alimentos orgânicos têm uma porcentagem ainda mais elevada de nutrientes do que os alimentos plantados comercialmente. Isto significa que ao comprarmos verduras e frutas orgânicas, nós realmente obtemos mais pelo nosso dinheiro e para a nossa saúde.


A boa notícia é que muitas pessoas estão atentas a isso. O total de produtos orgânicos vendidos cresceu em uma razão de 20% ao ano nos últimos anos, e muitos supermercados hoje em dia estocam produtos orgânicos. Por favor, apóie esta mudança positiva nos supermercados e compre alimentos orgânicos.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário